quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A falta de sí


Hoje vou falar sobre alienação, a 1º idéia de alienação e exemplos de alienação. E também vou lançar mais a frente no texto a minha tese sobre a destruição dos sonhos, por meio da alienação.
A alienação é o fenômeno pelo qual os homens criam ou produzem alguma coisa,dão independência a essa criatura como se ela existisse por si mesma e em si mesma e deixam-se governar.
A teoria mais abrangente sobre alienação veio do intelectual, economista, sociólogo e filósofo Karl Max (1818-1883),que lança sua tese no , “Os “Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844” e “Elementos para a Crítica da Economia Política”.Max procurava mostrar as injustiças causadas por sociedades capitalistas, e as injustiças que eram cometidas por este.E Karl Max seguia o estudo feito por um outro filósofo Feuerbach (1804-1872),que estudava a alienação religiosa, e o porque as pessoas sentiam a necessidade de oferecer uma explicação para a origem e finalidade das coisas.
Ao buscar essa explicação,explica feuerbach,os humanos projetam para fora de si um ser dotado das qualidades que julgam as melhores.Pouco a pouco ,os humanos se esquecem de que foram os criadores desse ser e passam a acreditar no universo,ou seja,que esse ser foi quem os criou e os governa.passa a adorá-lo prestar-lhe culto,temê-lo.Não se reconhecem nesse outro que criaram.
Marx investigou não só a alienação religiosa mas também a alienação social ,procurou entender por que os homens ignoram que são criadores da sociedade ,da política,da cultura e agentes da história.A alienação social é o desconhecimento das condições históricos-sociais concretas e que vivemos e que são produzidas pela ação humana.
Isso é só uma introdução para quem desconhece do assunto.Se eu fosse direto ao ponto muitos ficariam perdidos,até eu.Mas ai está minha tese leiam com atenção,rsrsrsrs.

A destruição dos sonhos...
...quando acontece?quando as pessoas deixam de ir a um emprego para conseguir dinheiro e realizar seu sonho?quando a alienação chega a seu ponto alto e tira a vida das pessoas?
Na adolescência os sonhos estão em alta, e existe muita vontade de ser aquilo que se sonha quando mais novo. É quando se entra no mercado de trabalho, ainda acha possível realizar o que se quer, depois de um tempo você é transformado em uma maquina de servir, aos seus superiores e a sua família. Pois o dinheiro que iria para o futuro que você sonhava, não é mais só seu, você tem que partilhá-lo. Depois disso você pode afirmar que não faz parte da alienação social, pois percebeu que a injustiça da sociedade capitalista que partilhamos não permite que o sol brilhe para todos.
Quando se deicha de sonhar, para se realizar o sonho dos outros?

Rômulo lins

5 comentários:

Anônimo disse...

Rá, boa garoto, várias referências à textos e etc, mais Karl Marx é comunista porra!!! Vou cobrar uma referência a Proudhon, Bakhunin ou Malatesta depois hein cacete.

Unknown disse...

sinceramente...
entendi porra nenhuma.
kkkkkkkkkkkk
mais de boua..qualquer coisa tamos ae.
(hedipo)

Anônimo disse...

Caramba,alienações e capitalismo,dois grandes aliados,que andam de mãos dadas essa é a doença mental daqueles que não tem dinheiro,daqueles que não aproveitam da fraqueza dos outros.
Mas o engraçado Rômulo é que se formos avaliar,o ser humano não pode julgar,pq sempre que tem uma oportunidade de se aproveitar..ahh!são poucos aqueles que renegam, qndo um pobre sobre um pouquinho na vida que se aproveitar de outros tambe ( enão adianta que essa é a realidade)
E qndo se trata de sonhos.Ah,os sonhos custa caro.O sonhos estão alienados,não só em questão de realização profissional não,mas em vários outros fatores,onde se aliam com a desigualdade que o capitalismo traz,que são eles,no lazer,quantas pessoas idosas morreram sem conheçer a praia,e isso era o sonho da vida delas,poder um dia conheçer o mar?isso é algo q passa despercebido na sociedade,mas é uma realidade.POrque ela não pode,pq não tem dinheiro para viajar,para se hospedar,estão alienadas,sem saber que o lazer é um direito do ser humano,ganham tão mal,ralam a vida toda e não tem nada.tem muitas outras questões a serem avaliadas.
E eu vou ficando poraqui.Gostei do assunto trabalhem mais em cima distoEU DEIXO A SUGESTÃO AI..abr~aços!

Unknown disse...

realmente a alienação desse mundo é tão grande q as pessoas não percebem ou simples não conseguem entender que quando jovens morremos de estudar para realizar um sonho q depois passa a ser um presente para aqueles q sem percebemos damos metade do miserável salário ficando mortos de cansaço e sem nenhuma recompesa...

Rômulo disse...

o bom da filosofia é isso
cada um com sua opinião mas dentro do mesmo assunto
gostei da sugestão dani,exatamente isso que eu queria com esse texto.que as pessoas pensassem e falassem.
vlw galera tá muito bom isso :)

by TemplatesForYouTFY
SoSuechtig, Burajiru